Blog

Projeto Escolar Seguro

A saúde como um tema transversal, valoriza o significado social dos procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, o potencial da educação escolar reside, exatamente, na articulação dos conhecimentos, das atitudes, das aptidões e das práticas que possam ser vivenciadas e compartilhadas com a sociedade, relacionadas às questões da realidade.
O ambiente escolar é o local onde passamos boa parte da vida, e o ser humano por mais cauteloso que seja está vulnerável a acidentes. Esta é a realidade das pessoas que convivem no ambiente escolar que poderão passar por situações em que o socorro deve ser imediato, pois nem sempre é possível a chegada da equipe médica de atendimento emergencial. O educador ou aluno poderá obter conhecimento para tomar atitudes imediatas em situações emergenciais.
Qualquer pessoa poderá ser surpreendida por situações de urgência ou emergência que envolva a integridade física. Estes conhecimentos trarão subsídios para proporcionar as vítimas um suporte de vida seguro, pois a prestação de socorro, além de um dever moral, é um dever legal e sua recusa constitui crime de omissão de socorro,previsto no artigo 135 do código penal brasileiro.
Este método qualitativo dinamizado em sala de aula, valoriza a vida e contribui para a conscientização do educando, despertando o interesse e a participação aos temas transversais, o que assegura o respeito à vida em sala de aula, onde o lapso temporal entre o momento do acidente e o socorro faz a diferença entre a vida e a morte.
O acidente no ambiente escolar são frequentes a qualquer momento. As pausas entre as aulas ou o horário de intervalo para lanche representam um momento de tempo livre e, em geral, os alunos aproveitam para correrem e brincarem. Muitas vezes essas atividades provocam acidentes, que podem deixar sequelas irreversíveis caso não tenham o atendimento adequado tornando um desafio para o professor e para a escola a assistência imediata da vítima. Dessa forma, o objetivo do projeto se deu em promover ações educativas de primeiros socorros para os professores,com o intuito de discutir os potenciais de risco mais frequentes no cotidiano escolar e estimular a autonomia dos profissionais acerca dos primeiros cuidados em situações de urgência/emergência. Esse trabalho teve como percurso metodológico o desenvolvimento de aulas expositivas e dialogadas discutindo as práticas e manobras de suporte básico de vida. Diante das experiências vivenciadas percebeu-se que a realização do projeto foi de suma importância para a construção de conhecimentos a cerca dos cuidados imediatos frente a situação de risco.

Curso de Primeiros Socorros para Professores

Curso de Primeiros Socorros para creches
Curso de Primeiros Socorros para creches

Curso de Primeiros Socorros para Professores

PRIMEIROS SOCORROS PARA CRECHES E ESCOLA
Curso de Primeiros Socorros para Professores, Na maioria das vezes, não sabemos o que fazer antes da chegada das equipes de socorro. Neste caso, devemos redobrar os cuidados e saber como atuar para evitar complicações decorrentes de procedimentos inadequados.

PRIMEIROS SOCORROS PARA CRECHES, PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM FOCO NO AMBIENTE ESCOLAR
Curso de Primeiros Socorros para Professores tem como objetivo empoderar os profissionais que atuam na área da educação, a Quality Treinamentos preparou o Treinamento para Primeiros Socorros para professores para orientar os profissionais quanto aos sinais e sintomas e quando acionar o serviço de emergência.

Os participantes serão orientados a reconhecer sinais e sintomas, acionar o serviço de emergência quando necessário e realizar ações simples para a preservação e valorização da vida até que a vítima seja atendida por equipe especializada, além de debater sobre temas como prevenção de doenças e acidentes no ambiente escolar.

Curso de Primeiros Socorros para Professores: Diferenciais

Nossos profissionais são qualificados e experientes, possuem credenciamento Internacional pela AMERICAN SAFETY & HEALTH INSTITUTE. Atendemos nosso cliente de modo diferenciado e exclusivo, suprindo suas necessidades de modo único.

Aliados a capacidade dos instrutores investimos em equipamentos que simulam situações reais de emergência com modernos manequins (Criança, jovem e adulto), Desfibriladores de treinamento (DEA), Simuladores de Desobstrução das vias aéreas e mais.

Diversos clientes depositaram sua confiança na Quality Treinamentos e esperamos poder muito em breve atender a sua empresa, com a qualidade e a eficiência das quais somos conhecidos.

O comprometimento com a excelência no atendimento estão entre os nossos diferenciais, para que o cliente receba um tratamento de qualidade ao optar pela nossa empresa. Entre em contato conosco, será um prazer lhe atender!

Curso de Primeiros Socorros para Professores: Público Alvo

Professores, gestores escolares, profissionais das áreas administrativas e de apoio escolar, profissionais da área da saúde que atuam em escolas, creches e demais interessados no tema..

Curso de Primeiros Socorros para Professores: Por que escolher a Quality Treinamentos?

– Utilizamos uma metodologia intitulada de SafeAction® (onde são aplicados os princípios da aprendizagem significativa e do psicodrama), com 100% de oficinas prática com cenas vivenciadas no atendimento de primeiros socorros , além de rodas de discussão entre os participantes.
– Turmas reduzidas para que as discussões e oficinas de simulações possam ocorrer em tempo suficiente e com as abordagens educacionais propostas.
– Manequins de última geração (Laerdal) para oficinas de práticas simuladas, com adulto, criança e bebê.
– Equipe multiprofissional com formação em saúde e educação, vasta experiência em saúde escolar e certificação internacional pela American Heart Association.
– Os profissionais que participaram de nossas formações apresentam índice de acertos superiores nas questões sobre primeiros socorros e segurança, quando comparado ao índice antes da formação.

NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Acidentes acontecem. Uma criança pode engasgar com objetos pequenos, ou alguém pode ser picado por uma abelha. É importante saber quando a emergência.

Enquanto se espera pela ajuda profissional chegar, você pode ser capaz de salvar a vida de alguém, com algum entendimento de primeiros socorros. Ressuscitação cardiopulmonar (CPR) é para as pessoas cujos corações ou respiração pararam e deve ser feito apenas por pessoas que fizeram o treinamento. A manobra de Heimlich são para pessoas que estão sufocando.

Você também pode aprender a lidar com lesões comuns e feridas. Cortes e arranhões, por exemplo, devem ser lavados com água fria. Para parar a hemorragia, aplique pressão firme, mas suave, usando gaze. Se o sangue ensopar a gaze, adicione mais gaze, mantendo a primeira camada no local. Continue aplicando pressão.

É importante ter um kit de primeiros socorros disponíveis. Mantenha um em casa e uma em seu carro. Ele deve incluir um guia de primeiros socorros. Leia o guia para aprender a usar os itens, então você está pronto no caso de acontecer uma emergência.

Se você deseja ir além do manual de primeiros socorros, busque em sua cidade cursos para este tipo de atendimento, eles podem ser feitos em um curto espaço de tempo.

Treinamento de Primeiros Socorros, RCP e DEA

Treinamento de Primeiros Socorros, RCP e DEA

Treinamento de Primeiros Socorros, RCP e DEA
Treinamento de Primeiros Socorros, RCP e DEA

Tem por objetivo capacitar pessoas comuns de diversas áreas a reconhecer situações de emergência e prestar o atendimento inicial adequado de Primeiros Socorros.

  • 20/05 – Horário: 9h a 13h

LOCAL: RUA ATITUBA, Nº 49 – TAQUARA

CONTEÚDO:

  • SINAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA;

  • PAPEL DO SOCORRISTA;

  • FRATURAS/ LUXAÇÕES/ ENTORSES;

  • TRAUMAS NA CABEÇA, DENTAL E OCULAR;

  • SANGRAMENTO NASAL;

  • FEBRE ALTA;

  • CONVULSÃO;

  • DESMAIO/HIPOGLICEMIA;

  • OVACE (Obstrução das vias aéreas por corpo estranho);

  • PCR ( Parada Cardiorrespiratória).

INSCRIÇÕES : (21) 3395-9840 /  98589-8747 (WhatsApp)

Treinamento de Primeiros Socorros, RCP e DEA
Treinamento de Primeiros Socorros, RCP e DEA

Treinamento de Primeiros Socorros, RCP e DEA

Com o objetivo de ORIENTAR E ENSINAR os profissionais que atuam na área da em qualquer área, a Quality Treinamentos preparou o Treinamento de Primeiros Socorros, RCP e DEA para e prevenção de Acidentes no Ambiente DE Trabalho
O participante vai aprender a reconhecer sinais e sintomas, acionar o serviço de emergência quando necessário e realizar ações simples para a preservação e valorização da vida até que a vítima seja atendida por equipe especializada

Na maioria das vezes, não sabemos o que fazer antes da chegada das equipes de socorro. Neste caso, devemos redobrar os cuidados e saber como atuar para evitar complicações decorrentes de procedimentos inadequados.

ENTRE EM CONTATO AQUI

Treinamento de Primeiros Socorros, RCP e DEA

A Quality Treinamentos é especializada em Treinamento de Primeiros Socorros e prevenção de acidentes para profissionais, oferecemos treinamentos com os mais altos padrões de qualidade em consonância com os recentes protocolos e recomendações Internacionais.

Curso de primeiros socorros para escolas

Curso de primeiros socorros para escolas da Quality Treinamentos

Curso de primeiros socorros para escolas
Curso de primeiros socorros para escolas

O curso de primeiros socorros para escolas tem por finalidade informar os professores e profissionais de educação infantil quanto às situações perigosas do dia a dia  nas escolas, que podem levar a acidentes graves além de ensinar os cuidados básicos que devem ser tomados até a chegada do socorro especializado.

Faz parte do conteúdo do curso:

  • Assistência a acidentados por choque elétrico;
  • Assistência a acidentados por afogamento;
  • Assistência a acidentados no trânsito;
  • Assistência a acidentados por picada de animais peçonhentos;
  • Mal súbito;
  • Auxilio no trabalho de parto;
  • Imobilização de fraturas;
  • Assistência em casos de hemorragia;
  • Transporte de acidentados.
Curso de primeiros socorros para escolas
Curso de primeiros socorros para escolas

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLAS

Com o objetivo de ORIENTAR E ENSINAR os profissionais que atuam na área da educação, a Quality Treinamentos preparou o Curso de Primeiros Socorros para creches e escolas e  prevenção de Acidentes no Ambiente Escolar.
O participante vai aprender a reconhecer sinais e sintomas, acionar o serviço de emergência quando necessário e realizar ações simples para a preservação e valorização da vida até que a vítima seja atendida por equipe especializada.

  • PRIMEIROS SOCORROS PARA CRECHES E ESCOLAS

  • PRIMEIROS SOCORROS, RCP E DEA

Na maioria das vezes, não sabemos o que fazer antes da chegada das equipes de socorro. Neste caso, devemos redobrar os cuidados e saber como atuar para evitar complicações decorrentes de procedimentos inadequados.

ENTRE EM CONTATO AQUI

Treinamento para primeiros socorros

Treinamento para primeiros socorros

Treinamento para primeiros socorros
Treinamento para primeiros socorros

Treinamento para primeiros socorros, Na maioria das vezes, não sabemos o que fazer antes da chegada das equipes de socorro. Neste caso, devemos redobrar os cuidados e saber como atuar para evitar complicações decorrentes de procedimentos inadequados.

TREINAMENTO PARA PRIMEIROS SOCORROS, PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM FOCO NO AMBIENTE ESCOLAR
Curso de Primeiro Socorros para Creches tem como objetivo empoderar os profissionais que atuam na área da educação, a Quality Treinamentos preparou o Treinamento para primeiros socorros para professores para orientar os profissionais quanto aos sinais e sintomas e quando acionar o serviço de emergência.

Os participantes serão orientados a reconhecer sinais e sintomas, acionar o serviço de emergência quando necessário e realizar ações simples para a preservação e valorização da vida até que a vítima seja atendida por equipe especializada, além de debater sobre temas como prevenção de doenças e acidentes no ambiente escolar.

Treinamento para primeiros socorros: Diferenciais

Nossos profissionais são qualificados e experientes, possuem credenciamento Internacional pela AMERICAN SAFETY & HEALTH INSTITUTE. Atendemos nosso cliente de modo diferenciado e exclusivo, suprindo suas necessidades de modo único.

Aliados a capacidade dos instrutores investimos em equipamentos que simulam situações reais de emergência com modernos manequins (Criança, jovem e adulto), Desfibriladores de treinamento (DEA), Simuladores de Desobstrução das vias aéreas e mais.

Diversos clientes depositaram sua confiança na Quality Treinamentos e esperamos poder muito em breve atender a sua empresa, com a qualidade e a eficiência das quais somos conhecidos.

O comprometimento com a excelência no atendimento estão entre os nossos diferenciais, para que o cliente receba um tratamento de qualidade ao optar pela nossa empresa. Entre em contato conosco, será um prazer lhe atender!

Curso de Primeiro Socorros para Creches: Público Alvo
Professores, gestores escolares, profissionais das áreas administrativas e de apoio escolar, profissionais da área da saúde que atuam em escolas, creches e demais interessados no tema..

Treinamento para primeiros socorros: Por que escolher a Quality Treinamentos?

– Utilizamos uma metodologia intitulada de SafeAction® (onde são aplicados os princípios da aprendizagem significativa e do psicodrama), com 100% de oficinas prática com cenas vivenciadas no atendimento de primeiros socorros , além de rodas de discussão entre os participantes.
– Turmas reduzidas para que as discussões e oficinas de simulações possam ocorrer em tempo suficiente e com as abordagens educacionais propostas.
– Manequins de última geração (Laerdal) para oficinas de práticas simuladas, com adulto, criança e bebê.
– Equipe multiprofissional com formação em saúde e educação, vasta experiência em saúde escolar e certificação internacional pela American Heart Association.
– Os profissionais que participaram de nossas formações apresentam índice de acertos superiores nas questões sobre primeiros socorros e segurança, quando comparado ao índice antes da formação.

Curso de primeiros socorros para escolas

Curso de primeiros socorros para escolas

Curso de primeiros socorros para escolas
Curso de primeiros socorros para escolas

Os participantes serão orientados a reconhecer sinais e sintomas, acionar o serviço de emergência quando necessário e realizar ações simples para a preservação e valorização da vida até que a vítima seja atendida por equipe especializada, além de debater sobre temas como prevenção de doenças e acidentes no ambiente escolar.

Curso de primeiros socorros para escolas

Professores, treinadores, administradores, funcionários e enfermeiras escolares devem ter acesso a um Desfibrilador Externo Automático (DEA) na escola e em todos os eventos esportivos e atividades homologadas pela escola.

DEAs devem estar presentes em todas as escolas e acessíveis durante todo o tempo e para todos os eventos esportivos e extracurriculares após o horário letivo normal. As escolas devem fornecer treinamento anual em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP/DEA) para professores, funcionários e pais voluntários envolvidos nas atividades escolares.

 

Curso de primeiros socorros para escolas: Tamanho do Problema

18% dos professores atenderam mais de 20 alunos em situações de emergência
17% dos professores indicaram que atenderam alunos em situações de risco de morte durante a carreira.
67 % das escolas ativou o Serviço Médico de Emergência – SME (SAMU/Bombeiros/outros) para um estudante.
37 % das escolas ativou o SME para um adulto.

 

A Importância do conhecimento de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes nas Escolas

Curso de primeiros socorros para escolas: Estatísticas Relevantes

Tanto adultos como crianças podem vivenciar situações de emergência por causa de acidentes, lesões, condições de saúde (como complicações crônicas), ou doenças de aparecimento inesperado que podem ocorrer no ambiente escolar. (1)

Além disso o aumento no número de crianças com necessidades especiais de saúde e condições médicas crônicas (por exemplo asma e diabetes), que frequentam as escolas, contribuíram para aumentar os riscos de emergências médicas no ambiente escolar. (1)

A maior parte das Escolas no Brasil, e em outros países, não possui profissional de saúde em seu quadro de colaboradores para que este atenda uma situação de emergência, por este motivo é importante que a Gestão Escolar, em parceria com os professores elabore estratégias  para garantir a segurança do aluno, além de revisá-las continuamente. (2, 12)

Os dados de acidentes que envolvem crianças especificamente dentro do ambiente escolar em nosso país são imprecisos, mas é sabido que 70% das mortes em crianças menores de 1 ano ocorreram por sufocação e 34% das crianças de 1 a 4 anos por afogamento. Dados da ONG Criança Segura apontam que no ano de 2014 foram registradas 122 mil hospitalizações por acidentes com meninos e meninas de zero a 14 anos e, destas hospitalizações 47% tiveram como causa quedas, 16% queimaduras e outros 21% estão relacionados ao contato com ferramentas, objetos cortantes, dentre outros. (3)

Apesar da maioria dos acidentes ocorrerem no ambiente domiciliar, a escola é considerada o segundo local de maior ocorrência, segundo Bem et al., (2008) ao analisar 387 pacientes em um estudo sobre epidemiologia dos pequenos traumas em crianças, concluiu que as vítimas mais comuns eram crianças na fase pré-escolar (39,0%), do sexo masculino (66,4 %), sendo a face o local do corpo mais lesado (42,6%) e a queda da própria altura o acidente mais predominante (27,4%). Quanto ao local do acontecimento, a maioria ocorreu na residência num total de 230 (59,4%), seguido pela escola com 20 (4,2%), o turno predominante foi o vespertino com 288 (74,4%).(4)

Curso de primeiros socorros para escolas
Curso de primeiros socorros para escolas

 

Curso de primeiros socorros para escolas: Curso de primeiros socorros para professores

Embora a formação em primeiros socorros ou a presença de um profissional da saúde não sejam obrigatórias nas escolas do nosso país, podemos encontrar em diversos documentos a importância e a relevância do conhecimento sobre as técnicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes, por este motivo os profissionais destas instituições que cuidam de nossas crianças deveriam estar aptos a prestar um mínimo de atendimento a fim de assegurar e preservar a vida e a saúde dos alunos.

Em maio de 2002, a 27ª Sessão Especial da Assembleia das Nações Unidas aprovou o documento “Um Mundo para as Crianças”, no qual os Chefes de Estado, de Governo e representantes dos países participantes se comprometem a trabalhar para construir um mundo mais justo para as crianças. O Brasil também assinou o documento. O compromisso começa aqui: um Brasil mais justo para suas crianças. (10)

Após essa Assembleia das Nações Unidas, iniciativas para garantir os direitos da criança foram elaboradas, uma delas pela Rede Nacional Primeira Infância que entregou ao Governo e à sociedade brasileira uma sugestão de Plano Nacional para a Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas na promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos. (10)

Entre as ações apresentadas ao Governo, algumas corroboram com o tema abordado neste texto, sobre a promoção da saúde e preservação da vida do aluno, por parte das escolas e dos profissionais que nela atuam, são elas:

 

EIXO CRIANÇAS COM SAÚDE: Realizar em creches e pré-escolas, ações de promoção de saúde articuladas com as da educação e dos setores do desenvolvimento social, da cultura e do desenvolvimento agrário;
EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL: Os professores têm direito a programas de educação permanente, por isso é importante estabelecer um Programa Nacional de Formação dos Profissionais de Educação Infantil;
EIXO EVITANDO ACIDENTES: Inserir o tema prevenção de acidentes e primeiros socorros nos cursos de formação e de educação continuada dos dirigentes, coordenadores, equipe técnica, educadores e auxiliares de abrigos e também para os profissionais de desenvolvimento do Programa de Famílias Acolhedoras.
Teremos imenso prazer em ajudá-lo a preparar um treinamento totalmente personalizado para atender de forma efetiva as necessidade do seu centro educacional.

Curso de primeiros socorros para escolas

 

ENTRE EM CONTATO AQUI

Primeiros socorros em crianças (Afogamento)

Primeiros socorros em crianças (Afogamento)
Primeiros socorros em crianças (Afogamento)

Afogamentos, Engasgos, queimaduras, fraturas ou cortes: saiba como agir em situações de emergência
Mesmo vigiadas de perto, crianças podem surpreender e, em questão de segundos, se envolver em alguma situação de risco. Cortes, quedas, engasgos e queimaduras são alguns exemplos. Você saberia como prestar os primeiros socorros para uma criança?

Primeiros socorros em crianças (Afogamento)

“Prestar os primeiros socorros é muito diferente de medicar. Estamos falando apenas da primeira assistência a quem está precisando. O próximo passo é procurar um hospital para se certificar que está tudo bem”, resume Kátia dos Santos Narciso, enfermeira docente do curso de Enfermagem e de Primeiros Socorros em Crianças da filial de São Paulo da Cruz Vermelha Brasileira.

Confira orientações com os procedimentos mais adequados para situações de Afogamentos de crianças

>>> Afogamento

O que fazer: Nestes casos, o primeiro passo é checar se a pessoa está respirando. Se não estiver, deve-se iniciar um procedimento conhecido como Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Essa técnica é complexa e o ideal seria aprendê-la através de um treinamento específico.

“Se ninguém souber e não houver tempo de chamar socorro, a respiração boca a boca é mais simples: ventila-se duas vezes dentro da boca da vítima, mantendo as narinas fechadas”, recomenda Kátia.
>>> Transporte da vítima

O que fazer: Chamar a ambulância. Transportar uma pessoa que tenha passado por algum tipo de trauma é contraindicado. “Em casos de fratura, por exemplo, o transporte deverá ser realizado com o membro fraturado sobre uma superfície plana. Em casos de suspeita de trauma na coluna, deve-se evitar manipulações e solicitar remoção por uma ambulância”, ensina Ariovaldo.

“É um risco fazer o transporte por conta própria”, ressalta Kátia. Só o transporte feito por profissionais treinados vai garantir a estabilidade da vítima.

Você poderá gostar do nosso Curso de Primeiros Socorros para Escolas – Clique Aqui

Convulsão febril nas crianças, você sabe o que fazer?

Convulsão Febril
Convulsão Febril

Convulsão Febril

A convulsão febril simples é uma doença que assusta a grande maioria das mães e pais, apesar de sua baixa incidência. Ainda que seja muito temida, é bastante rara e também benigna, não trazendo quaisquer complicações neurológicas a longo prazo.

– Idade: A convulsão febril (CF) pode ocorrer em crianças entre os 6 meses e 5 anos de idade, mas a maioria dos casos a CF ocorre até os 2 anos de idade.

– Frequência: A porcentagem de crianças que vão ter uma CF é em torno de 2%. Existe característica hereditária nas convulsões febris, como casos na família (pais, tios, primos).

– Causas: A convulsão febril é causada única e exclusivamente por causa da FEBRE, ou seja, não há relação com qualquer doença neurológica – como as meningites ou epilepsia. A causa, na verdade, é o aumento rápido da temperatura – dos 36,5°C para os 38,5°C em poucos minutos.

– Qual temperatura? A temperatura em que a CF ocorre é em torno dos 38,5°C. Temperatura mais altas (como 40°C) mantidas por várias horas não causam convulsão febril.

As doenças febris que mais comumente se relacionam com as convulsões são aquelas das vias aéreas superiores, que sempre causam febres que sobem rapidamente: faringites, amigdalites, otites – e também as doenças infantis virais, como o exantema súbito (ou roséola). Pneumonias e infecções urinárias também têm relação com a convulsão febril.

 

– Como é a convulsão? A convulsão febril normalmente é “tônico-clônica generalizada”, ou seja, todos os músculos da criança têm uma movimentação cíclica ao mesmo tempo. A criança tem perda transitória de consciência na maior parte das vezes. Tem início súbito e duração máxima de 15 minutos na maioria dos casos. Porém, na maioria das vezes dura cerca de 3 minutos. Quando temos uma convulsão febril que dura mais de 15 minutos, o que é muito raro, chamamos de convulsão febril complexa, e uma avaliação por neurologista é sempre indicada, desde a primeira convulsão.

– O que fazer? Em primeiro lugar, mantenha a criança em algum lugar seguro, aonde não tenha risco de se machucar (no colo, por exemplo). Retirar da boca da criança qualquer coisa que ela esteja mastigando (tipo: bolachas, balas) ou chupetas. Caso se note que a criança está com febre (na maioria das vezes os pais não percebem a febre devido a todo o estresse do momento), pode-se colocar um supositório infantil antitérmico à base de dipirona (o único disponível no Brasil). Um banho morno seria indicado, mas é difícil ser dado na criança em convulsão.

A criança deve ser levada a um pronto-socorro para uma completa avaliação do quadro: se a convulsão é exclusivamente febril, se não há outras doenças associadas. DEVE-SE DIRIGIR ATÉ O PRONTO-SOCORRO COM CALMA E CUIDADO. Existem estatísticas mostrando que o índice de acidentes de trânsito é muito grande quando os pais levam em emergência os filhos ao pronto-socorro.

No pronto-socorro, a criança geralmente chega após a convulsão ter terminado. Caso a criança chegue ao PS convulsionando, a equipe médica vai tomar as condutas necessárias. Sempre é realizado um exame físico completo para se achar a causa infecciosa da convulsão febril e, se necessário, são feitos exames laboratoriais para afastar possíveis complicações: hemograma, tomografia, líquor.

Caso se chegue a conclusão que houve uma CONVULSÃO FEBRIL simples, a criança não necessita de internação. Deve ser medicada para a causa da febre: antibióticos e antitérmicos, se necessário.

– Recorrência: Mesmo sem usar remédios anti-convulsivantes, o risco de uma criança ter uma segunda CF é baixo: só 25% a 30% das crianças que tiveram uma CF vão ter a segunda.

– Tratamento a longo prazo: Atualmente, não são utilizados remédios a longo prazo para as crianças que tiveram uma só convulsão febril ou mesmo convulsões febris simples de repetição. Caso a convulsão febril se repita, deve haver uma investigação mais completa por um neurologista.

– IMPORTANTE: Existe uma reação que ocorre logo antes de um quadro de febre alta, que é a viremia ou bacteremia, muitas vezes confundidas com a convulsão febril. Nestes casos, as crianças ficam pálidas, com os lábios e extremidades mais arroxeados (cianose), e também leves tremores em extremidades. Em poucos minutos vem a febre alta, e estes sintomas desaparecem – permanecendo só a febre, que deve ser medicada normalmente.

Guia básico de primeiros socorros para creches

Guia básico de primeiros socorros para creche
Guia básico de primeiros socorros para creche

Todo cuidado é pouco quando se trata da coisa mais importante das nossas vidas: os filhos.

Não tiramos os olhos deles, mas basta uma piscadela pra coisa toda acontecer. Guia básico de primeiros socorros para creches

Crianças são assim, curiosas e destemidas por natureza, querem explorar e conhecer cada centímetro do mundo que a cercam, e é assim que deve ser. Crianças que hoje exploram livremente e descobrem seu mundo possuem mais chances de tornar-se um adulto interessado e empenhado em aprender, e nossa obrigação como pais é permitir que este processo aconteça da forma mais natural possível, e principalmente, com a segurança e o cuidado necessário para que este processo aconteça saudável e proveitoso para todos.

Pensando nisso o Grupo Vínculo em parceria com a Clínica Previna  realizaram mais um encontro do grupo numa palestra com três médicos pediatras dentre eles o Dr. Luiz Verri proprietário da clínica, e também a Dra. Lurdes e Dr. Geraldo que além de atenderem na clínica fazem parte do corpo médico do hospital Vera Cruz, e compartilharam suas experiências e recomendações pediátricas com uma palestra teórica e prática para esclarecer as dúvidas mais comuns e orientar os pais na procedência de primeiros socorros.

O mais importante é prevenir. Confira aqui como proteger seu filho de acidentes no primeiro ano de vida.

A primeira e mais imprescindível dica é manter a calma! Somente com ela você poderá agir rapidamente e salvar a vida do seu filho.

Tenha em vista, de preferência na geladeira ou no quadro de recados, os números de emergência do Samu(192) e dos Bombeiros(193).

Como agir perante algumas das situações mais comuns? Confira abaixo um resumo do guia básico e consulte sempre que necessário:

– Convulsão: deitar a criança de lado apenas para se acaso ela vomitar não correr o risco de afogamento, tirar objetos de perto que possam machucar, proteger a cabeça, afrouxar toda a roupa.  Após o ocorrido levar ao hospital.

– Hemorragias: lavar, cobrir com gaze ou pano limpo, comprimir até parar o sangramento.

– Compressão direta: Não retire a gaze do ferimento por conta do coagulo. Atadura.

– Elevação do membro: acima do tórax em combinação de compressão.

– Compressão indireta: ferimentos fundos, no braço – comprimir a arteira braquial localizada próxima da axila. Na perna – artéria femural localizada próxima a virilha.

Em grandes hemorragias não faça, nunca, em hipótese alguma, esqueça torniquetes.

– Sangramentos nasal: coloque a criança de cabeça para baixo comprimindo o local, ou as duas narinas até parar.

– Sangramento boca: gaze, compressão direta, mais ou menos durante 10 minutos.

Se cair/quebrar o dente: Guardar o dente no leite, e levar para o odontopediatra.

– Desmaio: verificar a respiração, deitar em local seguro. Caso demore para acordar ligue para emergência.

– Cortes pequenos: lavar com soro ou água e sabão, apenas.

– Corte profundos: lavar com soro ou água e sabão, estancar o sangramento.

– Queimaduras:

– Térmicas: colocar o machucado embaixo da torneira por alguns minutos. Não passar nada. Compressas frias alivia a dor. Serviço de emergência caso tenha bolha ou ferimento grave. Caso queime a roupa e a pele junto não remover a roupa.

– Químicas: enxague por cerca de 20 minutos o local. Cubra a queimadura e leve a emergência. Tire a roupa. Nunca colocar nada na queimadura.

– Sol, primeiro grau, compressa fria.

– Queda: se bater a cabeça a criança deve ser avaliada por um médico. Ficar atentos à vômitos. Não deixar a criança dormir é um mito.

– Torções e fraturas: Imobilizar com tábua, revistas, jornais ou qualquer objeto que possa servir como mobilizador. Com um pano ou uma gaze enrole o local por cima do objeto. Gelo: bolsa de gelo, nunca na pele diretamente.

– Choque elétrico: primeiramente, desligar a corrente elétrica da casa, só então toque a vítima.

– Parada cardiorrespiratória: iniciar massagem no peito e respiração boca a boca, enquanto o socorro médico é acionado.

– Intoxicação: não provocar o vomito. Cheire a boca da criança para tentar identificar qual produto foi ingerido.

Pasta de dente também é tão perigosa por conta do flúor. Lavar a boca com água corrente.  Não administre líquidos. Leve o produto com você na emergência.

– Picadas: compressão fria. Ferrão: tentar remover. Alérgica: inchar olhos, boca, orelha, correr para a emergência.

– Afogamento: checar a respiração. Se não estiver, deve-se iniciar um procedimento conhecido como Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Ligue para emergência.

– Engasgos: objeto na garganta. Prevenção: Até 6 meses dê apenas líquido para o bebê, e até os 4 anos de idade a boca ainda não está preparada para lidar com objetos sólidos, se tiver um objeto na boca ela não saberá o que fazer, e então engole. Brinquedos, jamais com partes pequenas.

– Engasgo leve: a criança ainda emite sons. Deixe-a tossir.
– Engasgo grave: sem respiração. Bater nas costas e compressões no tórax. Bebe voltado para baixo. Bebe física que não responde.

Curso de Primeiros Socorros

Curso de Primeiros Socorros

A Quality Treinamentos é especializada em cursos de primeiros socorros para creches e escolas e prevenção de acidentes para profissionais que atuam na área da Educação, oferecemos treinamentos com os mais altos padrões de qualidade em consonância com os recentes protocolos e recomendações Internacionais.

Av. Das Américas, 700 Barra da Tijuca

(21) 3395-9840

Como chegar na Quality Treinamentos?

Gostaria de enviar alguma sugestão de conteúdo, crítica, ou comentário para nossa equipe?
Envie-nos uma mensagem!

Conheça nossos cursos e palestras com foco no ambiente escolar

Por favor, insira seu nome.
Por favor, escreva sua mensagem.
Copyright 2017 - Quality Trienamentos