Curso de primeiros socorros para escolas

Curso de primeiros socorros para escolas

Curso de primeiros socorros para escolas
Curso de primeiros socorros para escolas

Os participantes serão orientados a reconhecer sinais e sintomas, acionar o serviço de emergência quando necessário e realizar ações simples para a preservação e valorização da vida até que a vítima seja atendida por equipe especializada, além de debater sobre temas como prevenção de doenças e acidentes no ambiente escolar.

Curso de primeiros socorros para escolas

Professores, treinadores, administradores, funcionários e enfermeiras escolares devem ter acesso a um Desfibrilador Externo Automático (DEA) na escola e em todos os eventos esportivos e atividades homologadas pela escola.

DEAs devem estar presentes em todas as escolas e acessíveis durante todo o tempo e para todos os eventos esportivos e extracurriculares após o horário letivo normal. As escolas devem fornecer treinamento anual em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP/DEA) para professores, funcionários e pais voluntários envolvidos nas atividades escolares.

 

Curso de primeiros socorros para escolas: Tamanho do Problema

18% dos professores atenderam mais de 20 alunos em situações de emergência
17% dos professores indicaram que atenderam alunos em situações de risco de morte durante a carreira.
67 % das escolas ativou o Serviço Médico de Emergência – SME (SAMU/Bombeiros/outros) para um estudante.
37 % das escolas ativou o SME para um adulto.

 

A Importância do conhecimento de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes nas Escolas

Curso de primeiros socorros para escolas: Estatísticas Relevantes

Tanto adultos como crianças podem vivenciar situações de emergência por causa de acidentes, lesões, condições de saúde (como complicações crônicas), ou doenças de aparecimento inesperado que podem ocorrer no ambiente escolar. (1)

Além disso o aumento no número de crianças com necessidades especiais de saúde e condições médicas crônicas (por exemplo asma e diabetes), que frequentam as escolas, contribuíram para aumentar os riscos de emergências médicas no ambiente escolar. (1)

A maior parte das Escolas no Brasil, e em outros países, não possui profissional de saúde em seu quadro de colaboradores para que este atenda uma situação de emergência, por este motivo é importante que a Gestão Escolar, em parceria com os professores elabore estratégias  para garantir a segurança do aluno, além de revisá-las continuamente. (2, 12)

Os dados de acidentes que envolvem crianças especificamente dentro do ambiente escolar em nosso país são imprecisos, mas é sabido que 70% das mortes em crianças menores de 1 ano ocorreram por sufocação e 34% das crianças de 1 a 4 anos por afogamento. Dados da ONG Criança Segura apontam que no ano de 2014 foram registradas 122 mil hospitalizações por acidentes com meninos e meninas de zero a 14 anos e, destas hospitalizações 47% tiveram como causa quedas, 16% queimaduras e outros 21% estão relacionados ao contato com ferramentas, objetos cortantes, dentre outros. (3)

Apesar da maioria dos acidentes ocorrerem no ambiente domiciliar, a escola é considerada o segundo local de maior ocorrência, segundo Bem et al., (2008) ao analisar 387 pacientes em um estudo sobre epidemiologia dos pequenos traumas em crianças, concluiu que as vítimas mais comuns eram crianças na fase pré-escolar (39,0%), do sexo masculino (66,4 %), sendo a face o local do corpo mais lesado (42,6%) e a queda da própria altura o acidente mais predominante (27,4%). Quanto ao local do acontecimento, a maioria ocorreu na residência num total de 230 (59,4%), seguido pela escola com 20 (4,2%), o turno predominante foi o vespertino com 288 (74,4%).(4)

Curso de primeiros socorros para escolas
Curso de primeiros socorros para escolas

 

Curso de primeiros socorros para escolas: Curso de primeiros socorros para professores

Embora a formação em primeiros socorros ou a presença de um profissional da saúde não sejam obrigatórias nas escolas do nosso país, podemos encontrar em diversos documentos a importância e a relevância do conhecimento sobre as técnicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes, por este motivo os profissionais destas instituições que cuidam de nossas crianças deveriam estar aptos a prestar um mínimo de atendimento a fim de assegurar e preservar a vida e a saúde dos alunos.

Em maio de 2002, a 27ª Sessão Especial da Assembleia das Nações Unidas aprovou o documento “Um Mundo para as Crianças”, no qual os Chefes de Estado, de Governo e representantes dos países participantes se comprometem a trabalhar para construir um mundo mais justo para as crianças. O Brasil também assinou o documento. O compromisso começa aqui: um Brasil mais justo para suas crianças. (10)

Após essa Assembleia das Nações Unidas, iniciativas para garantir os direitos da criança foram elaboradas, uma delas pela Rede Nacional Primeira Infância que entregou ao Governo e à sociedade brasileira uma sugestão de Plano Nacional para a Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas na promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos. (10)

Entre as ações apresentadas ao Governo, algumas corroboram com o tema abordado neste texto, sobre a promoção da saúde e preservação da vida do aluno, por parte das escolas e dos profissionais que nela atuam, são elas:

 

EIXO CRIANÇAS COM SAÚDE: Realizar em creches e pré-escolas, ações de promoção de saúde articuladas com as da educação e dos setores do desenvolvimento social, da cultura e do desenvolvimento agrário;
EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL: Os professores têm direito a programas de educação permanente, por isso é importante estabelecer um Programa Nacional de Formação dos Profissionais de Educação Infantil;
EIXO EVITANDO ACIDENTES: Inserir o tema prevenção de acidentes e primeiros socorros nos cursos de formação e de educação continuada dos dirigentes, coordenadores, equipe técnica, educadores e auxiliares de abrigos e também para os profissionais de desenvolvimento do Programa de Famílias Acolhedoras.
Teremos imenso prazer em ajudá-lo a preparar um treinamento totalmente personalizado para atender de forma efetiva as necessidade do seu centro educacional.

Curso de primeiros socorros para escolas

 

ENTRE EM CONTATO AQUI